AnimeseTokubrasil.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CNT (Central Nacional de Televisão)

Ir para baixo

CNT (Central Nacional de Televisão) Empty CNT (Central Nacional de Televisão)

Mensagem  Jhoanehs Moisés Sex maio 06, 2011 7:02 am

By Raninho

CNT (Central Nacional de Televisão) Logo_CNT


Central Nacional de Televisão (CNT ou Rede CNT) é uma das maiores redes de emissoras de televisão brasileira, entrando no ar em 15 de março de 1979, inicialmente como TV Tropical mais tarde denominando-se Rede OM, a partir de 1993 muda para a sigla CNT e desde 2009 também denominada Rede CNT. Foi fundada e dirigida pelo empresário e político José Carlos Martinez até sua morte em 2003.
Sua sede está localizada em Curitiba, no Paraná, porém a geradora da rede fica na cidade de Americana, no estado de São Paulo. Além disso, conta com importantes sucursais localizadas em pontos estratégicos, como: Rio de Janeiro, Londrina, Salvador e Brasília. A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Martinez e é presidida pelo empresário Flávio de Castro Martinez.


História

A TV Tropical, fundada por José Carlos Martinez, iniciou suas transmissões em 15 de março de 1979, inicialmente afiliando-se à Rede Globo; e meses após retransmitindo a programação da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão. Nos primeiros anos de operação a emissora alcançou os maiores índices de audiência na região, cobrindo a maior parte do norte e do noroeste do Paraná e algumas cidades do sul de São Paulo. Nesta época foi inserido na grade de programação o tradicional Jornal do Meio Dia, o mais antigo telejornal da emissora. Foi nesse mesmo ano que o programa Cadeia (mais tarde viria se chamar "Cadeia Nacional", em 91), apresentado pelo mais polêmico repórter policial do Brasil, Luiz Carlos Alborghetti, que foi um dos grandes campeões de audiência que nesta época foi inserido na grade de programação. Marcado pela descontração e pelo jeito informal de transmitir as informações, o Jornal do Meio Dia, reúne assuntos tão diversos quanto cultura, variedades, noticiário factual, musicais, entrevistas ao vivo e comentários.


Rede OM

O primeiro passo foi para a formação da rede, foi investir na expansão da TV, visando a cobertura total do Estado de Paraná. Após intensa negociação, as Organizações Martinez, adquiriram em abril de 1980, a TV Paraná, emissora tradicional de Curitiba que até então pertencia aos Diários Associados, como afiliada da Rede Tupi. Por suas condições geográficas, a emissora se tornou cabeça de rede.
Uma das marcas registradas da emissora são os debates políticos. Tudo começou em 1982, quando a emissora realizou um debate para o governo do Estado do Paraná. Desde então, foram realizados importantes encontros entre os postulantes a diversos cargos, pelo Brasil afora, desde candidatos a prefeito quando à Presidência da República. José Carlos Martinez sempre ressaltou o orgulho que sentia ao promover debates através de sua emissora.
Em 1986 quando o Brasil já tinha quatro títulos mundiais de Fórmula 1, conquistados por Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, a emissora cria o programa Pole Position dedicado exclusivamente ao automobilismo. Outro importante programa esportivo foi o Telesporte. A Rede OM, retransmitia para o Paraná a programação da Rede Bandeirantes e consequentemente, havia uma grande tradição no esporte.


Central Nacional de Televisão


Em 1993, houve uma reformulação na emissora e o nome Rede OM deixa de ser utilizado, dando lugar à Central Nacional de Televisão, com as iniciais da CNT. A emissora, que desde sua transformação em rede nacional alcançava o terceiro lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente.
Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "popularesca".
A emissora, lançou sua nova marca em 23 de maio de 1993, com o programa "Clodovil em Noite de Gala", ao vivo do Teatro Ópera de Arame no Parque das Pedreiras em Curitiba. Neste ano, a emissora contrata Marília Gabriela, a popular Gabi, para apresentar um animado talk-show de auditório a ser exibido diariamente. Gabi, é contrata por 1 Milhão de Dólares anuais, e isso dá incio aos contratos milionários na televisão brasileira.
Em 1994, a CNT investiu pesado no esporte, adquirindo o direito de transmissão do campeonato mundial de Fórmula Indy (com destaque para as 500 Milhas de Indianápolis), e o Campeonato Paranaense de Futebol, o qual já havia transmitido nos 2 anos anteriores.
No mesmo ano a emissora acompanhou todos os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo nos Estados Unidos.
Em 1995, a emissora transmite com exclusividade os Jogos Pan-americanos de Mar del Plata, assim como os jogos da Copa do Brasil.
Além disso, passou a fazer parte da grade da emissora Mesa Redonda, tradicional programa de debates esportivos das noites de domingos, gerado simultaneamente em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em junho do mesmo ano, também a emissora arrenda a TV Aratu mudando seu nome fantasia para CNT/Aratu, ficando nessa emissora pelo prazo de dois anos (1995-1997), tendo cobertura na Bahia.
Em 30 de outubro, estreava outro sucesso: o interativo desenho animado dinamarquês do gnomo Hugo. Em duas edições diárias o telespectador se cadastrava e, ao ser contatado, comandava pelas teclas do telefone um jogo, concorrendo a vários prêmios. Ao jogador que não atingia a sua meta Hugo dizia "Não tem chororô, o seu jogo já acabou!". O programa foi retirado da grade em 2000.
Em 1996, ainda no projeto de requalificação, a CNT contrata Leila Richers para assumir a bancada do CNT Jornal, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo.
Na área infantil o programa Tudo Por Brinquedo (inicialmente apresentado por Sergio Mallandro e meses depois por Mariane) alcança bons índices. A CNT também fortalece o acervo de desenhos com os grandes clássicos da Hanna-Barbera.
O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, subitamente fez sucesso e eleva a audiência da emissora com os programas Cadeia e o 190 Urgente. Ocupando o lugar de Alborghetti, Ratinho se projetou nacionalmente por suas reportagens e opiniões polêmicas. Ele permaneceu no programa até setembro de 1997, quando assinou contrato com a Rede Record.
Em 1997 a emissora fechou um contrato exclusivo com a Rede Televisa do México, para exibição de várias novelas e também dos novos quadros do programa humorístico Chespirito, gravados nos anos 1990, que foram exibidos em horário nobre. Durou até o final de 1999.
Em 4 de janeiro de 1999, a CNT começa a transmitir a programação em sinal digital através do satélite BrasilSat B-3. Este sistema já vinha sendo utilizado em fase de testes desde 15 de dezembro de 1998. Com o sinal digital a CNT passou a ser transmitida pelos sistemas de TV por assinatura via satélite, como SKY, Directv e Tecsat e com maior qualidade, pelas emissoras afiliadas.



No mesmo ano, Sérgio Mallandro também seria responsável por bons pontos de audiência do canal nos sábados com suas dançarinas e suas pegadinhas no programa Festa do Malandro. Também o cantor Ronnie Von apresentou o programa feminino Mãe de Gravata.



Site : http://redecnt.com.br

Jhoanehs Moisés
Jhoanehs Moisés
Admin

Mensagens : 272
Data de inscrição : 26/11/2010
Idade : 36
Localização : Ivaiporã - PR Brasil /Poços de Caldas - MG Brasil

http://www.jhoanehsmoises.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos